CICLO EXPOSITIVO - Clínica para Artistas
A Galeria Tato apresenta a sua última exposição coletiva do ano: Ciclo Expositivo, resultado da primeira edição da Clínica para Artistas, com os participantes das turmas on-line e presencial do programa. Os artistas tiveram seus trabalhos acompanhados pelos curadores Rejane Cintrão e Renato de Cara, responsáveis pela curadoria da mostra.
“Clínica”, termo muito utilizado em diversos países da América do Sul, denomina o acompanhamento de um grupo de artistas por um período mais longo, com encontros constantes, para que se possam seguir mais de perto, e com mais precisão, a produção e o desenvolvimento do processo do artista. Ao longo de 2024, os artistas estiveram imersos em suas produções, experienciando toda a trajetória imersiva e de trocas proposta pelo programa.
Na turma on-line, os artistas Adriana Amaral, Alessandra Mastrogiovanni, Anna Guerra, Bet Katona, Bruna Brom, Chris Gromann, Gabi Piernikarz, Henrique Sur, Hiago Bezerra, Lara Faez, Marcia Carmona, Paula Marcondes de Souza, Ronan Gonçalves Rogo e Rossana Jardim tiveram acompanhamento de Rejane Cintrão e outros curadores convidados. A curadora ressalta: “Os artistas, com origens em várias cidades e diversos contextos, trouxeram suas histórias e evoluções para o projeto. A interação íntima possibilitou a exploração e o aprimoramento de diferentes técnicas e formas de expressão, resultando em uma produção vibrante que abrange uma variedade de mídias, incluindo pintura, fotografia, escultura e muito mais. É uma coleção diversificada e talentosa de profissionais, cada um trazendo suas histórias e perspectivas únicas para a experiência coletiva”.
Já na turma presencial, que aconteceu na sede da Galeria Tato, os artistas Anna Guerra, Beatriz Mazer, Lucimar Bello, Pablo Lozano, Pedro Orlando e Sara Bittante foram conduzidos pelo curador Renato de Cara e convidados. Renato destaca: “Do encontro desse grupo de artistas, em quase um ano de trocas, entre conversas e amostras de obras, dúvidas e certezas apareceram, cresceram e se transformaram nesta coletiva que agora a Galeria Tato apresenta. Muito equilíbrio e diálogos pertinentes entre as poéticas e narrativas apresentadas, por mais distintas que sejam as origens de cada um dos artistas participantes. Entre mapas, matas, mangues, flores, corações e corpos fragmentados, uma miríade de territórios a serem explorados. Fragmentos de corpos como ambiência para múltiplas paisagens”.
A partir do dia 7 de dezembro, será possível conferir o resultado desse longo trabalho coletivo e saber mais a respeito de cada artista e obra.
Exposição
Ciclo Expositivo: Casa Tato 11 e 12
Curadoria:
Claudinei Roberto da Silva e Lucas Dilacerda
Abertura:
01 de fevereiro, sábado das 13h às 18h
Visitação:
de quarta a sábado, das 13h às 18h, até 08/03/2025
Artistas Casa Tato 11:
Catia Goffinet
Chalirub
Christian Sendelbach
Fause Haten
Izidorio Cavalcanti
Leandersson
Mariana Serafim
Mariane Chicarino
Melina Cohen Rubin
Otavio Veiga
Silvana Archillia
Simone Freitas
Artistas Casa Tato 12:Bernardo Medeiros
Bruna Brom
Chris Gromann
Fon
Gio
Julia Pimenta
LEONARDO.
Luisa Bresser
Luiza Caldari
marianamachine
Mozart Santos
Paula Marcondes de Souza
Rafael Mancebo
Ricardo Vianna
Galeria Tato
Rua Barra Funda, 893. Barra Funda, São Paulo.
__
Diretoria:
Tato DiLascio
Zel Campos
Assistência de produção:
Cecília Kohara e Thais Borducchi
Design, social media e vendas programas:
Gustavo Albanese
Projetos, gestão de comunicação, edição de texto e conteúdo:
Camila Schvaitzer
Assitência de Curadoria:
Maria Eduarda Mota
Revisão de texto curatorial:
Wes Vian