Galeria TATO

6×6 é um programa para artistas que consiste em um grupo de 6 participantes que será acompanhado ao longo de 16 semanas por 6 curadores que atuam no campo institucional nacional e internacional para debater e refletir sobre temas e tendências da arte contemporânea, questões de inserção nos sistemas da arte, e sobre projetos em desenvolvimento no ateliê, para comentário crítico direto e mais aprofundado.

Serão 2 turmas distintas orientadas pela curadora Flavia Gomes.

De 26/08 a 16/12

A primeira turma, com foco nacional terá os encontros semanais na língua portuguesa através da plataforma Zoom. Nesta proposta, 6 artistas irão interagir com mais 5 curadores renomados brasileiros convidados por Flavia.

O artista precisa ter portfólio e submetê-lo para análise, e é necessário ter fluência na língua do programa (português).

De 21/08 a 18/12

A segunda turma, com foco internacional, terá encontros semanais na língua portuguesa e inglesa através da plataforma Zoom. Nesta proposta, a turma de 6 artistas irá interagir com 5 curadores internacionais convidados.

O artista precisa ter portfólio e submetê-lo para análise, e é necessário ter fluência nas línguas dos programa (português+ inglês).

Grupo seleto de 6 artistas para a turma nacional e 6 para a turma internacional, com trocas direcionadas pelos 6 curadores convidados de cada uma;

Análise crítica, profunda e objetiva de portfólios de artistas por curadores brasileiros (turma nacional) e curadores internacionais (turma internacional);

Panorama sobre as práticas nacionais e internacionais da  curadoria e crítica;

Atividades propostas pelos curadores para aumentar a clareza do portfólio, pensamento crítico trazido nos textos, bem como na organização de imagens e o traquejo em sua apresentação.

Encontros Online via Zoom:

Turma Internacional – 21/08 a 18/12 (quartas, das 17h às 19h e das 19h às 21h)

Turma Nacional – 26/08 a 16/12 (segundas, das 19h às 21h)

PROFISSIONAIS - edição 2024:

Flavia Gomes
CURADORA RESIDENTE

É curadora, escritora e pesquisadora, graduada pelo Royal College of Art em Londres.

CURADORES TURMA NACIONAL

Clarissa Diniz
brasil

É curadora e pesquisadora, graduada em Lic. Ed. Artística/Artes Plásticas pela UFPE; mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UERJ e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ.

Divino Sobral
brasil

Artista visual e desenhista. Autodidata, desenvolve trabalhos como pesquisador e curador independente.

Hilda de Paulo
brasil

É artista, pesquisadora, escritora e curadora independente, transfeminista e autora do projeto Arquivo Gis, programadora do Queer Lisboa e Queer Porto, membra fundadora da Cia. Excessos e da eRevista Performatus.

Mariana Leme
brasil

É curadora e pesquisadora, interessada no cruzamento entre branquitude, colonialidade e cultura visual. É mestre em História da Arte pela ECA-USP, onde atualmente desenvolve o doutorado, com pesquisa sobre arte contemporânea e práticas curatoriais.

Shannon Botelho
brasil

É curador independente, crítico de arte e professor no Departamento de Artes Visuais do Colégio Pedro II (RJ). É doutor em História e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes/UFRJ em parceria com a École des Hautes Études en Sciences Sociales/CRBC (Paris).

CURADORES TURMA INTERNACIONAL

Chang Chan
china

Curadora independente, vive e trabalha entre Macau, na China, e em Londres. É mestre em Gestão Artística e Cultural pela King's College London. Ela tenta usar a curadoria como meio de intervenção, levantando questões e explorando as possibilidades de cura através da arte.

Edna Bettencourt
angola

Curadora e produtora cultural angolana, reconhecida pelas suas contribuições significativas para a cena artística contemporânea africana. Formou-se na Universidade de Aveiro, em Portugal, em Tradução e Administração.

Ileana L. Selejan
romênia

Professora de História da Arte, Cultura e Sociedade. Membro do coletivo de pesquisa PhotoDemos, e pesquisadora honorária do Departamento de Antropologia da University College London, onde foi anteriormente pesquisadora associada e colaboradora do projeto financiado pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC), 'Citizens of Photography: The Camera and the Political Imagination”.

Jes Fernie
inglaterra

Curadora independente, lecturer e escritora. É professora na Central Saint Martins em Londres e professora visitante em universidades como RCA, Royal Academy Schools, Slade e Goldsmiths College. Trabalha com instituições e organizações de artes visuais, universidades e artistas para projetos em todo o Reino Unido e no exterior.

Madeleine Collie
austrália

Artista e curadora. Vive e trabalha entre Folkestone, Reino Unido, e Melbourne/Naarm, Austrália. Seu trabalho se concretiza em projetos curatoriais, crítica institucional, pedagogia, performance e prática poética. É Curadora e Diretora do Custom Food Lab.

LISTA DE INTERESSE

Faça parte desse seleto grupo de Artistas. Com trocas direcionadas pelos 6 curadores convidados.